top of page
Três apítos / Trhee whistles

As vilas operárias da Companhia de Fiação e Tecidos Confiança, em Vila Isabel, guardam dentro de seus muros muito da história do Rio de Janeiro. Imortalizada pelo compositor Noel Rosa a compor Três Apitos, a fábrica foi inaugurada em 1885, iniciando o processo de industrialização da cidade. Ao falir em 1964, as casas foram doadas aos moradores. O prédio da fábrica abriga hoje um supermercado. Ambos tombados pelo Património Histórico Nacional.

Prestes a completar 50 anos de seu fechamento urgia saber quem são seus moradores, como vivem, de que forma essa comunidade é marcada por sua origem proletária. Não busquei estatísticas, mas os afetos que permeiam a cotidianidade dos habitantes. Nas salas iluminadas pelas telas dos televisores; nas cozinhas onde as mães e tias desfiam suas angustias; nos quintais onde as crianças brincam; os jovens namoras e os velhos esquecem lentamente do passado. Capturar os vestígios de uma antiga fábrica operária onde já quase nenhum operário vive lá. Registrar não apenas a materialidade, as aparências, mas também o ‘invisível’, fazer a câmera fotográfica ‘ouvir’ os lamentos, as alegrias e as preces, fazer a vida virar imagem.

Este é um projeto em andamento que iniciei em 2013.

The factory employee’s villa of the Confiança Spinning and Fabric Company in Vila Isabel neighborhood keep within their walls much of Rio de Janeiro's history. Immortalized by Noel Rosa who composed Three Whistles, the factory  opened in 1885, beginning the process of industrialization of the city. It went bankrupt in 1964, and the houses were donated to its residents. The factory building houses a supermarket nowadays. Both, houses and factory building, are listed as sites to be preserved by the National Historical Heritage.

About to complete 50 years of its closure, it was urgent to know who its residents were, how they lived, how this community was marked by its proletarian origin. I did not seek statistics, but the affections that permeate the daily lives of the inhabitants. In rooms lit by television screens; in kitchens where mothers and aunts unravel their anguish; in yards where children play; young people date and old people slowly forget the past. Capture the remnants of an old factory where only a few of its workers still live there. Register not only materiality, appearances, but also the 'invisible', make the camera 'hear' the laments, the joys and the prayers, make life turn into image.

 

It is an ongoing project that I have being working since 2013.

bottom of page